QUEM SOMOS
O Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico, NEPSEL, fundado em dezembro de 2019, é um núcleo sem fins econômicos ou lucrativos, apartidária, com finalidades educacionais, composto por professores e discentes do Departamento de Engenharia Elétrica, Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, bem como alunos, pesquisadores e professores de outras instituições. O grupo tem por finalidade contribuir com a evolução do setor elétrico; gerar e difundir pesquisas e produções cientificas; aprimorar relações entre Universidade e Empresa; e formar profissionais e líderes capazes de enfrentar os desafios do futuro. As linhas de atuação do grupo são: Desempenho, planejamento e regulação do sistema elétrico, e recursos energéticos distribuídos. Quem somos
Prof. Dr. Arnaldo J. P. Rosentino Jr.
Obteve o título de engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2008, com realização de Intercâmbio no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon, França. Obteve os títulos de mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela UFU em 2010 e 2014, respectivamente. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Alberta, Canadá. Tem atuado como pesquisador em diversos projetos de P&D financiados por empresas ou agências de fomento brasileiras. Atualmente é professor adjunto e coordenador do núcleo de empreendedorismo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Coordenador geral do Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor elétrico (NEPSEL), pesquisador no Núcleo de Qualidade da Energia Elétrica (NQEE), e compõe a diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica (SBQEE) como Diretor Financeiro. Autor de inúmeros artigos envolvendo as temáticas de Qualidade da energia elétrica, Transformadores, Subestações, Fontes Renováveis e Elementos Finitos.
Prof. Dr. Danillo Borges Rodrigues
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia (2011), mestrado (2013) e doutorado (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU – FEELT). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua área de atuação é Eletrônica de Potência e suas áreas de interesse incluem retificadores híbridos; técnicas de controle digitais em conversores utilizados para mitigação de conteúdos harmônicos de corrente e para compensação de afundamentos de tensão; e aplicações da eletrônica de potência no contexto de fontes renováveis de energia e microrredes em corrente contínua.
Prof. Dr. Elder Vicente de Paulo Sobrinho
Graduação em Engenheira Elétrica com ênfase em automação (2007), especialista lato sensu em Administração Geral (2009), Mestre em Ciência da Computação (2012), Doutor em Ciência da Computação (2019) e especialista lato sensu em ciência de Dados e Big Data (2019). Acredita que as tecnologias computacionais disruptivas conduzem a novos paradigmas que impulsionarão novas empresas e/ou modelos de negócios. Apoia a disseminação de tecnologias disruptivas (ex. blockchain), bem como certas formas de descentralização que estão associadas ao hacktivismo. Tem atuado e acompanhado o surgimento de conceitos de computação em nuvem, como: Software as a Service, Platform as a Service e Infrastructure as a Service. Possui formação abrangente de várias áreas (ex. engenharia elétrica e computação), pois adora entender conceitos e mecanismos empregados nas tecnologias digitais. Também domina aspectos de manufatura de software, em especial, os quesitos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e otimização. Durante a formação obteve destaque em diversos momentos, exemplo: sua dissertação de mestrado ficou entre as 10 mais relevantes no XXVI Concurso de Teses e Dissertações, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Profissionalmente já atuou por mais de 10 anos na área de automação comercial, trabalhou com pesquisadores de grandes empresas internacionais (ex. NEC), realizou doutorado sanduíche na University of Salerno e também participou diretamente de diversos projetos financiados pelo governo brasileiro (ex. CAPES, FAPEMIG). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Engenharia Elétrica. Seu tempo livre é dividido entre o aprimoramento intelectual/profissional e momentos familiares.
Prof. Dr. Fabrício Augusto Matheus Moura
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-2005). Obteve o título de Mestre em ciências no Núcleo de Qualidade e Racionalização da Energia Elétrica (08/2008) e o título de Doutor em ciências (08/2011) no Núcleo de Dinâmica de Sistemas Elétricos, ambos pela UFU, Faculdade de Engenharia Elétrica. Atualmente, é professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e racionalização da energia elétrica, dinâmica de sistemas elétricos, formulação de potências em regime não-senoidal, geração distribuída, microredes e redes elétricas inteligentes.
Prof. Dr. Lucas Pereira Pires
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ano 2019, com tese ligada ao desenvolvimento de uma nova estratégia de extração de máxima potência para módulos fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em 2014. Possui experiência no desenvolvimento de inversores grid-tied e de técnicas avançadas de MPPT. Seus interesses específicos e áreas de atuação perpassam Energias Renováveis com ênfase na tecnologia solar, Técnicas de Extração de Máxima Potência de módulos fotovoltaicos, Conversores Bidirecionais de Potência, Microrredes de Corrente Contínua e Controle aplicado à Eletrônica de Potência.
Profa. Dra. Madeleine Rocio Medrano Castillo Albertini
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa – Perú (2002),mestrado (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo – EESC-USP (2010) . De março de 2009 a outubro de 2009 participou de estágio doutoral no Institut de recherche dHydro-Québec, Varennes, Québec, Canada. De 2002 a 2003, trabalhou como Auditora de Qualidade em um projeto de Certificação do Sistema de Gestion de Qualidade ISO-9001/2001 na Empresa de Distribuição de Energia Eletrica do Sudeste do Perú (Electro Sur Este S. A.) com o objetivo de otimizar os processos de comercialização, operações e manutenção do sistema de distribuição de Energia Eletrica. De março de 2004 a agosto de 2004, antes de começar o mestrado, trabalhou em um projeto de pesquisa, com o objetivo de desenvolver um método para Analise e Restauração de Observabilidade para Estimação de Estados aplicado ao Sistema Elétrico interligado Nacional do Perú. Tal projeto foi realizado na própria EESC-USP.De novembro de 2011 a novembro de 2013 participou do programa pós-doutoral na Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos (Bolsa FAPESP). Atualmente é consultor ad hoc da FAPESP, e é professora Adjunta I na Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Atua, também, como revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais, dentre eles: a revista Sba: Controle & Automação da Sociedade Brasileira de Automatica, o IEE Proceedings on Generation, Transmission and Distribution e o IEEE Transactions on Power Systems. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle e operação em tempo real de Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: estimação de estado, medição fasorial sincronizada PMUs, observabilidade de redes de energia elétrica, modelagem, estimação de parâmetros de redes, operação em tempo-real e aplicações computacionais, suas áreas de interesse de pesquisa sâo Smart Grid, integração de fontes de energia renovável,sistemas de gerenciamento de energia para sistemas de distribuição elétrica, sistemas de armazenamento de energia e geração distribuída.
Prof. Dr. Marcus Vinícius Borges Mendonça
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Obteve o título de Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (2010). Durante este período, participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com as seguintes distribuidoras de energia elétrica: CEB, Light, CEMIG e CELG. Foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (2010-2013). Em junho de 2013, foi redistribuído para o Departamento de Engenharia Elétrica do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde, atualmente, atua como professor associado. Foi Coordenador do Departamento de Engenharia Elétrica (2015-2017) da UFTM e, nos dias atuais, desempenha a função de Coordenador Substituto do Curso de Engenharia Elétrica. Tem realizado pesquisas na área de Sistemas Elétricos de Potência, sendo que a maioria dos trabalhos está vinculada à subárea de Qualidade da Energia Elétrica.
Prof. Dr. Rodrigo Rimoldi de Lima
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, com foco de pesquisa em temáticas da Eletrônica de Potência, pela Universidade Federal de Uberlândia (concluídos em 2005, 2007 e 2020, respectivamente). De 2006 a 2008 participou de dois projetos de pesquisa e desenvolvimento com os seguintes parceiros: Toshiba transformadores, Elektro (central elétrica do interior paulista com sede em Campinas – SP) e CELG (central elétrica do estado de Goiás). No final de 2008 ingressou na magistratura superior federal, com vínculo estabelecido em janeiro de 2009 no quadro efetivo do Colegiado de Engenharia Elétrica (CENEL) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), especificamente na área de Instrumentação Industrial. Em meados de 2012, transferiu-se para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), instituição na qual está lotado atualmente, atuando no presente tempo tanto na função de professor como na coordenação do curso de Engenharia Elétrica. Dentre suas experiências de desenvolvimento, destaca-se a produção de um equipamento microcontrolado (hardware, firmware e software) dedicado ao monitoramento e controle da injeção eletrônica em motores diesel de grande porte. Suas áreas gerais de atuação estão vinculadas aos campos da eletrônica (analógica, digital e de potência), ao microcontrole de processos e à automação industrial. Suas sub-áreas de atuação estão inerentemente ligadas à programação de microcontroladores, ao sensoriamento, aos circuitos de condicionamento de sinais (analógicos e digitais), à agricultura e zootecnia de precisão, à eletrônica de potência (especialmente inversores e reguladores de tensão), fontes alternativas de energia (especialmente a energia fotovoltaica) e redes elétricas inteligentes (smart grids).
Arthur Lopes Morais Arantes
Nasceu na cidade de Uberlândia – MG, hoje com 20 anos. Possui técnico em eletrotécnica pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara. Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Participou da empresa júnior do departamento de Engenharia Elétrica e competição da maratona de programação (ICPC). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de otimização aplicada ao setor elétrico. Está com uma iniciação científica em andamento, intitulada: Armazenadores de Energia e Machine Learning: Análise para Mitigação do Impacto da Intermitência da Energia Eólica na Operação do Sistema Elétrico.
Gabriel Fernandes Bot
Nascido na cidade de São José do Rio Preto – SP, Brasil, atualmente com 21 anos de idade. Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), envolvido em um projeto de pesquisa que busca estudar a viabilidade econômica da instalação de painéis solares em residências e empresas na cidade de Uberaba. O projeto visa analisar os custos, benefícios e retorno financeiro da utilização da energia solar nessa região. Essa pesquisa tem como propósito promover o uso de fontes renováveis de energia e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Jhony Raphael Silva de Almeida
Possui bacharelado em Administração pela Fundação Educacional de Ituverava e atualmente cursando Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atuando como Pesquisador Júnior da NEPSEL e Diretor Administrativo do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica da UFTM.
Glória Catarine Jacomete da Silva
Nascida na cidade de Orlândia– SP, Brasil, atualmente com 23 anos de idade. Graduanda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Participa da Empresa Júnior de Engenharia Elétrica do Triângulo Mineiro, como Gerente de Projetos e atua como Diretora de Comunicação e Marketing no Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico (NEPSEL).
Guilherme Borges de Andrade
Nasceu na cidade de Uberaba – MG, hoje com 24 anos. Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui pesquisas em andamento abordando hosting capacity em sistemas de distribuição com foco em Veículos Elétricos e Geração Distribuída, além de estudos acerca de manutenção preventiva em SEs de média tensão. Atualmente é membro no setor de eletrônica da Equipe Triângulo Verde e Diretor de Gestão de Pessoas no Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico (NEPSEL).
Beatriz Caetana Duran
Nasceu na cidade de Mogi das Cruzes – São Paulo, 21 anos de idade. Graduanda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Atualmente atua como Gerente de Gestão de Pessoas na EJEET (Empresa Júnior de Engenharia Elétrica do Triângulo Mineiro), assessora da Diretoria de Comunicação e Marketing do NEPSEL ( Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico) e atua na área de Imagem Pública como cargo geral, e em Eletrônica como cargo específico no projeto Gaia Robótica.
Luiz Otávio Gonçalves Oliveira
Aluno de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Área de pesquisa direcionada a PMU, Estudos de Fluxo de Potência Ótimo e Estimação de Estados em Sistemas de Distribuição. Atua na área comercial, iniciando em Geração Distribuída e atualmente em empreendimentos de SPCS em Subestações de Energia Elétrica pela Concert Engenharia, já atuou em Projetos Executivos Prediais, setor de TI e é Assistente de Gestão de Pessoas no Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico (NEPSEL).
Gabriele Peres
Natural de Miguelópolis/SP. Graduanda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, já participou da EJEET (Empresa Júnior de Engenharia Elétrica do Triângulo Mineiro), como assessora do setor de gestão de pessoas. Atualmente, está atuando como Presidente da Comissão de Gestão de Pessoas (cargo geral) e também, faz parte da equipe de Eletrônica (cargo específico) do projeto Gaia Robótica , os cargos gerais referem-se à gestão do projeto, ou seja, é a parte que cuida da organização para que tudo funcione sem problemas. Os cargos específicos referem-se à prática da robótica, ou seja, é a parte técnica que cuida de projetar, desenvolver, programar e montar os sistemas e robôs que são criados pelo projeto. Atua também como Diretora do Setor Projeto Social do UFTM Finance Club, a Liga de Mercado Financeiro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A qual, possui como principal foco o estudo sobre o mercado financeiro e através do Projeto ‘Finanças para Todos’, possui como objetivo o impacto socioeconômico através da disseminação de conhecimentos e educação financeira nas escolas de Uberaba. Participa também do Centro Acadêmico da Engenharia Elétrica (CAEE) como Diretora Acadêmica, e atua como Diretora de Conteúdo no NEPSEL (Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico).